1M - What Matters

A A.80 Saúde Sénior, é uma Residência “Amiga do Idoso” que tem por base um sistema que visa seguir um conjunto de práticas baseadas na evidência, que nao causem dano, e que estejam alinhadas com o que importa para o idoso e para os seus cuidadores familiares (What Matters).

A prática deste sistema assenta num conjunto de quatro elementos que têm por base evidências de cuidados de alta qualidade, conhecidos como “4Ms”, para todos os nossos residentes:
1M- What Matters - O que importa;
2M- Medication - Medicaço;
3M- Mentation - Mentaço;
4M- Mobility - Mobilidade.


A Educaçao Social é a área responsável por avaliar o 1M - What Matters (O que é que importa).

O What Matters é um questionário aplicado a todos os nossos residentes e/ou familiares que tem como objetivo identificar questões como o suporte social e familiar, passando pelos gostos, interesses, hábitos de vida, desejos/objetivos; etc. Este questionário é aplicado no processo de boas-vindas (admissao), após período de acolhimento, na reavaliaçao do plano de intervençao e após alteraçao/mudança da condiçao e/ou funçao.

O principal objetivo deste ”M” é adequar a intervençao de todos os profissionais ao residente, de modo a personalizar a intervençao com os gostos e necessidades de cada um, para isso, é feita uma proposta ao residente/familiar do plano de intervençao, e sempre que necessário é prestado apoio à família na gestao de emoções e expectativas.
Na intervençao deste “M” participam todas as áreas técnicas (Direçao, Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia ocupacional, Psicomotricidade, Psicologia e Educaçao Social), AAD’s (auxiliares de açao direta), cozinha, limpeza/lavandaria e receçao, personalizando a sua intervençao ou serviço de acordo com as respostas a este questionário.
Toda a intervençao assenta no modelo Holístico, o que significa que o residente é visto em todas as suas áreas e como um ser único.

O What Matters é a base para que a intervençao de todas as áreas técnicas vao de encontro ao que realmente importa para a pessoa, desafiando cada residente a
acreditar que é ainda possível conquistar o que para ele importa.

Educadora Social
Rita Ferreira