A importância de um tema mensal

Quantas vezes caminhou por um local e nesse momento algo o fez lembrar-se do seu passado? E nos meses festivos, não se sente envolvido no ambiente à sua volta?  Todos os meses na A80 Saúde Sénior, queremos que os nossos residentes experienciem essa sensação, e por isso, é criado O Tema do Mês. 
Este tema serve de mote para todas as atividades, engloba todo o funcionamento na Residência, onde todos os colaboradores juntamente com os residentes estão envolvidos na temática, seja na promoção das Atividades de Vida Diária, às terapias e dinâmicas individuais e/ou grupo, às festas e aos convívios. Ao nível da estimulação cognitiva é realizada a Terapia de Orientação para a Realidade, Terapia da Reminiscência e sessões de estimulação cognitiva individual, de acordo com o residente, mas tendo também como alicerce o tema do mês. 
Cada tema é escolhido cuidadosamente e pensado de acordo com as características dos nossos residentes e da altura do ano. 
Esta metodologia permite que os nossos residentes sejam estimulados a nível sensorial, bem como a nível das capacidades cognitivas, tais como:
    •    Memória afetiva e emocional;
    •    Orientação temporal;
    •    Linguagem; 
    •    Atenção.
Para além destas capacidades, os nossos residentes são também estimulados ao nível físico, nomeadamente através dos nossos circuitos psicomotores, sendo possível envolver esta atividade de acordo com o tema do mês. Neste mês com o tema “Até ao lavar dos cestos é vindima”, iremos simular o pisar da uva.
A funcionalidade e promoção de um envelhecimento ativo são a prioridade de todas as intervenções na A80 Saúde Sénior. 

“Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer” - Sigmund Freud