Começar o dia bem e com energia!

Ao longo da nossa vivência, fomos percebendo como é importante o início do dia, o acordar e manutenção dos hábitos e gostos dos Residentes e como podem influenciar o restante dia. Mas também fomos percebendo que não chegava e fomos mais além, implementando algumas atividades diárias por forma a criar mais harmonia entre o copo e a mente.

E porque consideramos que começar bem o dia, seria uma estratégia bastante eficaz para aumentar a autoestima, boa disposição e energia dos nossos Residentes, implementamos as 5 estratégias fundamentais, para carregar as energias dos nossos Residentes de forma a que tenham mais otimismo e leveza para o dia, são elas:

1- Palavras positivas: Ao acordar, os cuidadores têm o cuidado de proferir apenas palavras de otimismo e positivas, pelo seu poder vibratório e porque o nível de cortisol (hormona do stress) tende a ser mais equilibrado em personalidades otimistas.

2- Hidratação: criar o hábito de hidratar logo pela manhã traz diversos benefícios para o organismo - sendo benéfico para a digestão, para o metabolismo e até mesmo para o bom funcionamento do cérebro. Sem contar que beber água em jejum ajuda a limpar o organismo!
 

3- Café da manhã reforçado: depois de tomar um copo de água ainda com o estômago vazio, apostamos num pequeno-almoço saudável e equilibrado, permitindo iniciar o dia com boa disposição e com mais energia! Afinal, a primeira refeição do dia é considerada uma das mais importantes, e por isso incrementamos para além do já habitual pão, com queijo e fiambre e café com leite, o sumo do dia de frutas naturais e fruta laminada diversificada, para além das nossas famosas Papas de Aveia, que têm feito a delicia dos nossos Residentes, sendo que são uma mais valia para a normalização do funcionamento intestinal.

4- Música: para tornar o dia leve e divertido, nada melhor do que escutar uma música enquanto saboreia o pequeno-almoço! Além de trazer diversos benefícios para a saúde - como melhorar o humor e combater a depressão -, as músicas funcionam como um combustível de energia para o nosso corpo.

5- Prática Psicomotora: Após o saboroso e atrativo pequeno-almoço, emergiu a necessidade de colocar tanto a mente como o corpo a mexer, pelo que diariamente temos o "Bom dia A-80", em que a Educadora Social e o Psicomotricista, realizam com os Residentes a Orientação para a Realidade: espacial, temporal e noticias do dia (positivas), passando aos exercícios de respiração, por forma a aumentar a oxigenação e de dança, deixando o corpo expressar-se livremente, conduzido pelo som de uma música ao gosto dos Residentes. É uma prática muito eficaz para resgatar a boa energia.

Como diz Deepak Chopra
"Quando o corpo, mente e alma estão em harmonia, a felicidade é o resultado natural."

Mónica Paula Pereira
Administradora da A-80 Saúde Sénior