NUTRI A8+

O aumento da longevidade e com o aumento das demências, o grau de dependência também ele aumentou, trazendo dificuldades na realização das atividades de vida diária. Ao longo dos nossos 6 anos, fomo-nos deparando com esta problemática da dependência e dificuldade em alimentar e hidratar os seniores, pelo que desde 2019, iniciamos uma caminhada, a procura de soluções para colmatar esta problemática.

Assim, nasce a NutriA8+, um projeto que tem como objetivo bem Nutrir e Hidratar os nossos  seniores e o qual foi desenvolvido e implementado na A80 até aos dias de hoje, com enorme aceitação e satisfação por parte dos Residentes.

Com o avançar da idade e progressão das Demências, vão-se perdendo capacidades, como é o caso de autoalimentar-se por si, pois vão deixando progressivamente, de saber utilizar talheres (Apraxias e Agnosias), a mão passa a ser o meio para o fim. Assim como em estados avançados, a disfagia para sólidos e líquidos também surge. A estas contrariedades da doença, ainda junta-se a prevalência das próteses dentárias, que muitas das vezes dificulta a mastigação e consequentemente leva a uma alimentação deficitária. 

A NutriA8+ é um projeto inovador que utiliza técnicas  inovadoras e a criatividade, proporcionando momentos prazerosos, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos Seniores. A NutriA8+ baseia-se me oito princípios, 8 A´s: 

Alimentícia (Completa e Saúdável), 
Adaptada (Personalizada às Necessidades), 
Alternativa (Técnicas Inovadoras), 
Apelativa (Estimulação Sensorial), 
Apetitosa (Com Sabor), 
Autoestima (Valorização da Pessoa), 
Autonomia (Proporciona Poder de Escolha), 
Autocuidado (Possibilidade de Alimentar-se por si próprio).

A NutriA8+ consiste em uma Alimentação adaptada e de consistência modificada, isto é, em Puré- Puree Food Molds e numa hidratação também ela adaptada e modificada - Bombons de Água. 

No caso da alimentação, os alimentos passam a ter uma textura modificada, com aparência visual real, através de um Processo de uso de Moldes que  Transforma e Remodela os alimentos – Puree Food Molds. É um Método de Puré Moldado, que economiza tempo de preparação e melhora a qualidade da alimentação para os Seniores com dificuldades de mastigação e deglutição.

Em relação aos Bombons de Água, 10 bombons equivale a um copo de água, que pode parecer pouco, mas mais facilmente ingerem os 10 bombons, do que bebem um copo de água, mesmo que seja aromatizada. Para além de que desta forma também chegamos aos seniores que têm disfagia para líquidos. Assim como evitamos ou retardamos a necessidade e/ou de entubação nasogástrica ou alimentação pastosa, em que o seu aspeto e sabor em nada proporciona um momento prazeroso. 

Este projeto tem minorado o sofrimento tanto dos Seniores, proporcionando-lhes mais saúde e mais qualidade de vida até aos seus últimos dias de Vida, ou seja, tem permitido que tenhamos uma abordagem e intervenção mais Humanizada. 

Este projeto tem, com toda a certeza, potencial de proporcionar ganhos para sociedade, pelo que pretendemos expandi-lo e chegar a mais Seniores, na medida em que acreditamos que vai contribuir:
- para uma diminuição da utilização de fármacos  e suplementos alimentares traduzindo-se em ganhos de saúde;
- para o retardamento da evolução da dependência e da Demência;
- manter ou melhorar a autonomia e independência dos Seniores.
 
Desejo que a NutriA8+, seja um mote para a compreenção das dificuldades e da reestruturação da cozinha, por forma a não deixarmos que os nossos seniores percam o gosto e o prazer de alimentarem-se. 

Em conclusão, acredito que a Inovação e a Tecnologia podem ser uma ferramenta bastante poderosa para o desenvolvimento de novas técnicas de confeção e apresentação de uma alimentação saudável, mas em simultâneo atrativa, por forma a zelarmos pelo bem-estar e qualidade de vida de quem um dia o fez por nós! 

Já estamos a preparar a Ceia de Natal - Bacalhau com todos (em Purés - Consistência Adaptada)! Fique atento às nossa novidades.

Desejo Bom Apetite, humanizado!
Mónica Paula Pereira
Administradora da A-80 Saúde Sénior