Sistema de Saúde Amigo do Idoso - Mobilidade

 A-80 Saúde Sénior foi reconhecida como participante do Sistema de Saúde Amigo do Idoso - Age-Friendly Health System Participant pela Jonh A. Hartford Foundation and Institut Health Improvement – IHI em Fevereiro do presente ano. Este sistema visa seguir um conjunto de práticas baseadas na evidência, que não causem dano, e que estejam alinhadas com o que importa para o idoso e para os seus cuidadores familiares.

Tornarmo-nos um sistema de saúde amigo do idoso implica uma prática baseada num conjunto de quatro elementos que têm por base evidências de cuidados de alta qualidade, conhecidos como “4Ms”, para todos os nossos residentes:
1 - What Matters - O que importa;
2 - Medication - Medicação;
3 - Mentation - Mentação;
4 - Mobility - Mobilidade.


A Fisioterapia é o departamento encarregue pela dinamização do 4M - Mobilidade (Mobility). Identifica e responde a questões direcionadas ao movimento e funcionalidade, e trabalha em conjunto com a restante equipa multidisciplinar para atingir e/ou manter os diferentes graus de autonomia dos nossos residentes.

A mobilidade é a capacidade do sistema neuromuscular executar movimentos de forma intencional, de uma ou mais articulações em toda a sua amplitude de movimento, seja ela pequena ou grande, de forma eficaz e sem restrições.

A importância da mobilidade física passa por todos os benefícios que a mesma promove, com o aumento da capacidade neuromuscular, melhoram também as capacidades e funções motoras. Para além destes, preserva a saúde das articulações, tendões e ligamentos, ajuda a corrigir algumas disfunções articulares e musculares, possibilita a diminuição da tensão muscular excessiva, promovendo o relaxamento, permite corrigir alguns desequilíbrios musculares, favorecendo o alívio do stress articular.

A intervenção na área da Mobilidade é realizada pela Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicomotricidade e complementada diariamente pelos nossos Auxiliares de Ação Direta. Intervimos com objetivo de que os nossos residentes sejam funcionais e autónomos nas suas AVD's (Atividades de Vida Diária), desde que se levantam da cama, passando pelos cuidados de higiene, atividades/intervenções técnicas, deslocações, sentar e levantar, alimentação e até se voltarem a deitar, de forma segura e eficaz.

O “4M” da Mobilidade (“Mobility”) tem como objetivo que cada residente se movimente de forma a que diariamente otimize a sua funcionalidade e que faça o que para ele importa (“What matters”).
 

Mariana Silva
Fisioterapeuta da A-80 Saúde Sénior